- Início /
- Parceiros
Unidos pelo desenvolvimento sustentável

O Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) é uma associação de direito privado, de matriz tecnológica e científica, com um modelo de gestão empresarial.
Constituído em 13 de dezembro de 2000 por iniciativa da indústria e em estreita colaboração com o Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho (DEP-UM) e com o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), o PIEP pretende dar uma resposta de excelência na entrega de produtos e serviços em tempo oportuno, orientada às necessidades de I&D+i das empresas do sector dos plásticos e afins, através de atividades de inovação, transferência de tecnologia, consultoria técnico-científica e prestação de serviços.
De uma forma geral, o PIEP atua ao nível da prestação de serviços de testes e ensaios e diagnósticos de falha, do desenvolvimento de novos materiais e produtos, das tecnologias de processamento e ferramentas produtivas, tendo por base a promoção dos princípios do desenvolvimento sustentável (Economia Circular e Ambiente).
O PIEP pretende também contribuir na vertente da formação, apoiando o desenvolvimento de recursos humanos com capacidade e experiência em inovação industrial na área da engenharia de polímeros.
A Agência Galega da Indústria Florestal (XERA) é uma agência pública autonómica, integrada na conselharia competente em matéria de economia e indústria, mas com personalidade jurídica própria, distinta da Administração Geral da Comunidade Autónoma da Galiza, com património e tesouraria próprios e autonomia de gestão nos termos definidos pela legislação.
A Agência Galega da Indústria Florestal tem como finalidade actuar como um instrumento de gestão eficiente no desempenho de funções relacionadas com o impulso da actividade económica associada à indústria florestal, com a melhoria da competitividade e da inovação das empresas do sector e com a coordenação dos centros de investigação e tecnológicos ligados à indústria florestal.
Em particular, a Agência Galega da Indústria Florestal (XERA) prosseguirá, entre outros, os seguintes objectivos: Melhorar a competitividade e a inovação das empresas do sector florestal desde a primeira fase de transformação do recurso, com especial incidência na segunda e nas fases seguintes; Incentivar o design de produtos derivados do sector florestal na procura de soluções estruturais verdes que contribuam para o ambiente; Impulsionar a criação de emprego de qualidade no meio rural; Incentivar a melhoria da formação e da qualificação do pessoal empregado no sector florestal.
A Direção Xeral de Planificación Enerxética e Minas (DXPEM) é um organismo dependente da Consellería de Economía e Industria da Xunta de Galicia, responsável pela direção, coordenação, planificação, execução, acompanhamento e controlo das competências e funções da Consellería em matéria de energia, recursos minerais e águas minerais e termais.
Está estruturada em duas subdireções: A Subdireção Xeral de Enerxía e Planificación de Recursos, foca-se no planeamento, ordenação e fomento das infraestruturas, da eficiência energética e das energias renováveis, incluindo a tramitação de autorizações e a coordenação com o Instituto Enerxético de Galicia. (INEGA); A Subdireção Xeral de Recursos Minerais, é encarregada da ordenação, fomento e controlo da mineração galega, da segurança mineira e da gestão de recursos como jazidas e águas termais, visando o desenvolvimento sustentável do setor.
CTAG (Centro Tecnológico de Automoción de Galicia) é um centro tecnológico privado e independente, dedicado à excelência científico-técnica, com mais de 20 anos de experiência oferecendo soluções tecnológicas avançadas para o setor automotivo, transporte e mobilidade.
O CTAG participa tanto nas etapas de desenvolvimento e concepção de produtos e processos inovadores quanto na sua produção e posterior lançamento industrial. As suas áreas estratégicas de atuação são o veículo autónomo e conectado, a mobilidade inteligente e limpa, os materiais inovadores e a indústria do futuro.